As últimas horas de trabalho do dia podem ser muito importantes para aumentar os níveis de produtividade do dia seguinte. Para isso, é importante organizar uma rotina diária para deixar o trabalho organizado e regressar descansado e com a mente fresca. A Forbes consultou vários especialistas em carreira e trabalho, como Lynn Taylor, David Shindler, Michael Kerr, Anita Attridge, Alexandra Levit and Michael “Dr. Woody” Woodward para compilar as 12 tarefas que devem ser cumpridas no final de cada dia de trabalho.
1. Avalie a sua lista de tarefas
Reveja as prioridades e organize-as. Feche projetos, apresentações ou trabalhos antes de sair porta fora. “Se puder fazer algo rapidamente antes de sair, faça-o. Isto vai fazê-lo poupar tempo na manhã seguinte”, explica Anita Attridge, uma coach de carreira.
Reveja as prioridades e organize-as. Feche projetos, apresentações ou trabalhos antes de sair porta fora. “Se puder fazer algo rapidamente antes de sair, faça-o. Isto vai fazê-lo poupar tempo na manhã seguinte”, explica Anita Attridge, uma coach de carreira.
2. Reveja a agenda para o dia seguinte
Tenha a certeza de que está informado sobre quaisquer encontros ou reuniões que vão ter lugar no dia a seguir. Esta pode ser uma oportunidade para agendar uma tarefa no seu calendário de forma a despachar algo hoje para não a deixar adiada.
Tenha a certeza de que está informado sobre quaisquer encontros ou reuniões que vão ter lugar no dia a seguir. Esta pode ser uma oportunidade para agendar uma tarefa no seu calendário de forma a despachar algo hoje para não a deixar adiada.
3. Arrume a secretária
Antes de sair porta fora, tire alguns minutos para deitar fora lixo, arrumar a papelada e organizar a sua secretária. Isto vai lhe dar a sensação de um novo começo na manhã seguinte. A sua caixa de entrada de emails também deverá ser limpa.
Antes de sair porta fora, tire alguns minutos para deitar fora lixo, arrumar a papelada e organizar a sua secretária. Isto vai lhe dar a sensação de um novo começo na manhã seguinte. A sua caixa de entrada de emails também deverá ser limpa.
4. Utilize as horas livres para se organizar
O final do dia é a melhor altura para organizar a papelada e as tarefas que não requerem contacto telefónico. “E-mails, relatórios, memorandos e projetos por elaborar são melhor geridos quando as chamadas telefónicas, textos e outras distrações desapareceram”, diz Lynn Taylor. Evite deixar tarefas como contactar pessoas para o final do dia. Nesta altura, deverá estar a preparar o dia seguinte.
O final do dia é a melhor altura para organizar a papelada e as tarefas que não requerem contacto telefónico. “E-mails, relatórios, memorandos e projetos por elaborar são melhor geridos quando as chamadas telefónicas, textos e outras distrações desapareceram”, diz Lynn Taylor. Evite deixar tarefas como contactar pessoas para o final do dia. Nesta altura, deverá estar a preparar o dia seguinte.
5. Não deixe nada por fazer
Certifique-se que não deixa pontas soltas no seu trabalho para poder desligar-se ao final do dia. Não deixe coisas simples, e rápidas de tratar, pendentes. “Não há nada pior do que ter algo a pairar sobre a nossa cabeça”, afirma Woodward.
Certifique-se que não deixa pontas soltas no seu trabalho para poder desligar-se ao final do dia. Não deixe coisas simples, e rápidas de tratar, pendentes. “Não há nada pior do que ter algo a pairar sobre a nossa cabeça”, afirma Woodward.
Tire alguns minutos para enviar aquele email que ainda está pendente, responda aquele pedido de informação de um cliente ou fale com um colega seu sobre umas dúvidas que ainda persistem,
6. Reflita sobre o seu dia
Infelizmente, poucas pessoas fazem isto, correndo porta fora assim que o trabalho estiver despachado. Mas se tirar tempo para reflictir no seu maior sucesso do dia, pode ir para casa com uma grande sensação de satisfação.
Infelizmente, poucas pessoas fazem isto, correndo porta fora assim que o trabalho estiver despachado. Mas se tirar tempo para reflictir no seu maior sucesso do dia, pode ir para casa com uma grande sensação de satisfação.
7. Registe as suas vitórias
“Investigadores sugerem que escrever três coisas positivas que aconteceram durante o dia é uma das maneiras mais eficazes de aumentar os nossos níveis de felicidade a longo termo”, afirma Kerr. “Não chega refletir sobre isto, é necessário colocá-los no papel. O final da jornada é o momento perfeito para isto”.
“Investigadores sugerem que escrever três coisas positivas que aconteceram durante o dia é uma das maneiras mais eficazes de aumentar os nossos níveis de felicidade a longo termo”, afirma Kerr. “Não chega refletir sobre isto, é necessário colocá-los no papel. O final da jornada é o momento perfeito para isto”.
8. Diga "adeus", "até amanhã" antes de sair
É importante criar rotinas e rituais no trabalho que ajudem a fazer-nos sentir mais preenchidos e felizes a longo prazo, “para irmos para casa sentindo-nos com mais energia e inspirados, no lugar de fritos e super cansados”, aconselha Michael Kerr, um coach motivacional.
É importante criar rotinas e rituais no trabalho que ajudem a fazer-nos sentir mais preenchidos e felizes a longo prazo, “para irmos para casa sentindo-nos com mais energia e inspirados, no lugar de fritos e super cansados”, aconselha Michael Kerr, um coach motivacional.
“Uma simples rotina que cai nesta categoria é uma despedida apropriada aos nossos colegas. “Temos a tendência de pensar na importância de começar o dia a dizer bom dia a todas as pessoas, mas esquecemo-nos que pode ser igualmente importante, e fazer-nos sentir tão bem, dizer um amigável e apropriado adeus a todos no lugar de sair sorrateiramente. Isto é triplamente importante se a pessoa for o supervisor”.
9. Resista a emails e chamadas pouco importantes de última hora
Se estiver a preparar-se para sair, resista a chamadas ou emails pouco relevantes de último minuto. “Apesar das melhores intenções de começar na manhã seguinte com uma folha limpa, poderá ficar mais tempo retido no escritório com assuntos pouco importantes de última hora. Somente porque apareceram após limpar a sua caixa de entrada, não os torne mais urgentes. Considere que estes emails podem estar a chegar porque o remetente sabe que a esta hora você está mais atento; podem estar a chegar porque o remetente já não está na sua hora de pico de trabalho; ou podem procurar um maior reconhecimento ao trabalharem mais horas”, diz Taylor.
9. Resista a emails e chamadas pouco importantes de última hora
Se estiver a preparar-se para sair, resista a chamadas ou emails pouco relevantes de último minuto. “Apesar das melhores intenções de começar na manhã seguinte com uma folha limpa, poderá ficar mais tempo retido no escritório com assuntos pouco importantes de última hora. Somente porque apareceram após limpar a sua caixa de entrada, não os torne mais urgentes. Considere que estes emails podem estar a chegar porque o remetente sabe que a esta hora você está mais atento; podem estar a chegar porque o remetente já não está na sua hora de pico de trabalho; ou podem procurar um maior reconhecimento ao trabalharem mais horas”, diz Taylor.
10. Desligue
Não tenha medo de desligar o seu smartphone ou de pelo menos de desligar o alerta de emails. E não se esqueça de demonstrar isso mesmo aos seus colegas, de quando se vai embora o tempo é para si e não para assuntos de trabalho. “É importante estar presente para a sua família e amigos”, afirma.
Não tenha medo de desligar o seu smartphone ou de pelo menos de desligar o alerta de emails. E não se esqueça de demonstrar isso mesmo aos seus colegas, de quando se vai embora o tempo é para si e não para assuntos de trabalho. “É importante estar presente para a sua família e amigos”, afirma.
11. Deixe o stress à porta de casa
Quando entra em casa, relembre-se que o stress não entra. “Deixar o escritório no final do dia, com coisas por fazer, pode ser duro, mas levar o stress para casa não vai resolver nada”, afirma Woodward. “A sua família precisa da sua presença, portanto certifique-se que o seu stress fica para trás”.
Quando entra em casa, relembre-se que o stress não entra. “Deixar o escritório no final do dia, com coisas por fazer, pode ser duro, mas levar o stress para casa não vai resolver nada”, afirma Woodward. “A sua família precisa da sua presença, portanto certifique-se que o seu stress fica para trás”.
12. Vá para casa
Não seja sempre o último a ficar no escritório. Com o tempo vai se desgastar, física e mentalmente, e a sua produtividade vai cair a pique. Uma coisa é ser um trabalhador que dá no duro, outra é ficar só para dizer que trabalha mais que os outros e dar graxa ao chefe. Planeie o seu dia seguinte, descanse e venha com a mente fresca de manhã. “Se alguém já o chamou de workaholic, se se esqueceu do nome do seu golden retriever, talvez esteja no hora de dar 80% e não 110%”, aconselha Taylor.
Não seja sempre o último a ficar no escritório. Com o tempo vai se desgastar, física e mentalmente, e a sua produtividade vai cair a pique. Uma coisa é ser um trabalhador que dá no duro, outra é ficar só para dizer que trabalha mais que os outros e dar graxa ao chefe. Planeie o seu dia seguinte, descanse e venha com a mente fresca de manhã. “Se alguém já o chamou de workaholic, se se esqueceu do nome do seu golden retriever, talvez esteja no hora de dar 80% e não 110%”, aconselha Taylor.
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